top of page

Diferença entre Alfabetização x Alfabetização Emergente

  • Foto do escritor: Ali Aprendizagem
    Ali Aprendizagem
  • 20 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de set. de 2021



Aprender é um processo , então quando se trata de alfabetizar uma criança , sabemos que é um processo que possui etapas . Não podemos confundir a criança neste processo com chuva de informações e métodos diferentes para cada coisa ou até mesmo querer que ela aprenda , tudo de uma vez sabe?


As vezes nós adultos achamos que a criança tem o mesmo tempo que o nosso, mas vamos lembrar que nós educadores que somos : mães ,pais , tios , tias ,professores, professoras etc.. educadores no geral ,porque quem ensina algo é um educador não é mesmo ?



Então as vezes a gente, mesmo sem perceber esquece que a criança não tem a mesma maturidade e experiência que nós para entender e aprender certas coisas, então lembre sempre que a criança é um ser novo , sem maturidade que não tem muito conhecimento e que vai aprendendo a longo prazo aquilo que nós ensinamos então tenha paciência e saiba separa essas etapas e assim facilitar o aprendizado . ok ?!


Então vamos aprender que existem 2 fases no processo de alfabetização ?! Sim existe 2 fases a alfabetização Emergente que vem primeiro e a conhecida Alfabetização (que é código alfabético)

vamos ver a diferença entre os dois :


-ALFABETIZAÇÃO EMERGENTE

Ensinamos a criança ensinamentos que serão a base para a alfabetização !

A criança esta em desenvolvimento constante , precisamos ensinar habilidades que não serão adquiridas sozinhas como :


  • Habilidade Motora bem desenvolvida

  • Coordenação motora

  • Noção do próprio corpo

  • Noção de espaço

  • Coordenação dos olhos

  • etc....

Esse trabalho começa em casa ou na creche ou jardim de infância. Resumindo é quando a criança começa a se familiarizar com o mundo com as coisas que existem.


-ALFABETIZAÇÃO


Alfabetização é o processo do domínio do código alfabético , é quando a criança aprende a decodificar o alfabeto e a utiliza-lo como sistema de escrita

como :


  • Aprender as letras os sons de cada uma

  • aprender a escrever

  • aprender a desenvolver a grafia

  • aprender a ler

  • etc..

Esse processo é após a alfabetização emergente , é ensinado quando a criança já desenvolver a base para aprender a alfabetização , pode ser em casa no inicio do ensino fundamental também .



Nos próximo post, vamos falar melhor sobre cada processo . curtiu?!

não esquece de deixar o like lá no instaram , logo mais saiu vídeo no youtube e no Instagram sobre recursos para o ensino ;)



 
 
 

Comentários


bottom of page